segunda-feira, 19 de julho de 2010

Criar CDs/DVDs bootáveis e personalizados

     CD ou DVD bootável é aquele que permite inicialização no momento que ligamos o computador. Para isso ser possível configuramos na BIOS que primeiro seja inicializado o drive de CD/DVD e não o HD. Os CDs/DVDs bootáveis são normalmente usados para instalar sistemas operacionais.

     Em alguns casos o CD/DVD não boota, mesmo configurando na BIOS para ler primeiro o drive de CD/DVD. Os CDs/DVDs com problema de boot podem mostrar as seguinte mensagens na inicialização:
CDBOOT: Cannot boot from CD - Code: 5
Verifying DMI Pool Data ...... Update Success
Boot from CD:
     Apesar desses erros na inicialização, muitas vezes o CD/DVD pode ser executado normalmente através do ambiente de um sistema operacional.

     Personalizar um CD/DVD é quando você faz uma cópia de um outro CD/DVD e ainda inclui mais arquivos, podendo ocupar todo espaço do CD/DVD.

     Por exemplo, a cópia do Windows Seven ocupa 2,2 GB de um DVD e um DVD tem 4,7 GB de capacidade, então, além de colocar o Windows Seven no DVD você pode incluir mais de 2 GB de qualquer conteúdo.

     É possível fazer uma cópia bootável e personalizada (modificada) a partir de um CD/DVD não bootável. Leia mais e veja as possibilidades.


  - O setor de BOOT do CD/DVD.

  - Downloads dos arquivos de BOOT do CD/DVD.

  - IsoBuster.

  - UltraIso.

  - Ashampoo Burning Studio.


13 comentários:

  1. Vlw muit bom seu post,
    gravei o cd e rodou direitinho akii vlw msm hein
    RECOMENDO pode acreditar

    ResponderExcluir
  2. Fiz tudo direitinho, passo a passo, igual ao tutorial! Não funcionou =/
    O erro continua! =(

    ResponderExcluir
  3. Luiz Henrique, como vc fez? quais softwares usou? e qual erro apareçe? Qual sistema operacional esta tentando instalar?

    ResponderExcluir
  4. tambem fis tudo como esta dizendo e continua apresentando a mensagen de erro ao dar o boot co o windows 7:
    CDBOOT: Cannot boot from CD - Code: 5
    podem me ajudar, ja fiz de tudo gravei com o arquivo de inicializacao com o nero, o o ultra iso e continua o erro!!

    ResponderExcluir
  5. A princípio também tive problema seguindo esse procedimento, mas era meu gravador de CD/DVD que estava com o firmware desatualizado. Clique aqui e acesse o site para ver se existe alguma atualização para seu drive de CD/DVD.
    Obs.: Em breve vou colocar o procedimento no Nero..


    ResponderExcluir
  6. Ola amigo depois de eu detonar mais de 10 dvds achei esse post aki, se achasse antes teria me ajudado muito,(eu sou novo em informatica),e queria fazer um dvd bootavél, achei aki a melhor esplicaçao da net!!!Agora já deletei o arquivo windows 7 64 bits, que não conseguia fazer boot.
    Mas servirá para outras veses, um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite galera do Dr. House Informática.
    Fiz conforme o tutorial acima e estou com o seguindo erro: CDBOOT Cannot boot from Cd - Code:5.
    Gostaria de saber se alguem está tendo esse problema e como conseguiram resolve-lo.

    ResponderExcluir
  8. gostei deste tutorial seu,alias funcionou perfeito,mas sem atualizar o firmware do drive de cd dvd não vai funcionar o boot de qualquer pc devido a alterações de uso temporal,tb é unico tutorial em toda a internet que é simples,direto e eficiente pra criação de cd e dvd boot de sistemas operacionais ou não,parabens!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Salve galera do Dr. House Informática.
    Fiz conforme o tutorial acima e estou com o seguindo erro: CDBOOT Cannot boot from Cd - Code:5.
    Não estou conseguindo atualizar o firmware do drive de cd dvd do meu pc gostaria que voces me ajudacem

    ResponderExcluir
  10. Parece-me que não há nem explicação, nem solução para o problema "cannot boot from DVD, code 5". Tentei instalar o win7-64, que foi recusado devido ao hardware não ser compatível. Tentei então com o win7-32 e recebi a msg acima. Estão sugerindo iniciar pelo XP modo seguro prompt, mas é bobagem, pois pode ser através do XP normal. Neste caso, não se pode modificar partições, formatar e outras ações. Tem-se que já estar com o HD pronto.

    ResponderExcluir
  11. Esse tutorial me ajudou bastante, eu já tinha gravado vários cds mas nenhum dava boot. Depois de ter lido esse tutorial eu finalmente consegui gravar corretamente o meu note conseguiu dar boot logo na primeira tentativa. Vlw mesmo galera do Dr House.

    ResponderExcluir
  12. Eu tava fazendo do jeito errado, até publiquei no meu blog de um jeito, mas quando fui fazer, não deu certo:
    Http://blog-da-informatica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Desculpe se errei, as peguei um parte desse txto e publiquei no meu, mas coloquei os créditos, tá? e quer fazer uma parceria? o meu blog não é tão legal quanto o seu, mas tenho ajudado muitas pessoas, e vc tbm!!!!!

    http://blog-da-informatica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir